A ZimbraMel - Feira do Mel da Península de Setúbal nasceu em 1999 para promover a atividade apícola e os produtos derivados do mel. O certame, que é desde o início considerado um dos mais importantes do género em Portugal, decorre anualmente no último fim de semana de agosto, e reúne apicultores do concelho de Sesimbra e de outras regiões do país.
O evento, que atinge este ano a XXIV edição, é uma mais-valia para os apicultores, que conseguem assim escoar o seu produto. Este ano, duas dezenas de produtores de mel vão estar espalhados pelos mais de 50 stands da feira. A ZimbraMel é por isso uma excelente oportunidade para provar e comprar o mel diretamente ao apicultor.
Além dos produtos apícolas, há doçaria local, queijo da Azoia, pão, produtos biológicos, artesanato e uma zona de restauração e bebidas. O programa inclui os concursos de melhor mel e de melhor desenho infantil, espetáculos musicais, oficinas e workshops.
A Feira do Mel da Península de Setúbal começou por se realizar no Castelo de Sesimbra, passou pela Casa da Água no Cabo Espichel e pela Moagem de Sampaio, mas após a abertura ao público do Parque Augusto Pólvora, foi neste local que a ZimbraMel se fixou a partir de 2018.
A ZimbraMel é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, pela Junta de Freguesia do Castelo e pela Associação de Apicultores da Península de Setúbal.
A ZimbraMel tem sempre um programa diversificado para os mais novos. A Oficina das Abelhas funciona todos os dias das 10 às 13 horas, das 14 às 19 e das 20 às 23 horas. O concurso de melhor desenho infantil, pinturas faciais, modelagem de balões e hora do conto são atividades sempre presentes. Este ano haverá também um insuflável e yoga para toda a família.
A mostra do mel produzido na Península de Setúbal e noutras regiões do país, seja de alecrim, tomilho, orégão, murta, esteva ou rosmaninho, apresenta também produtos derivados da apicultura, como geleia real, pólen, cera, própolis, cremes e sabonetes.